A MÚSICA E MATEMÁTICA


Música e Matemática

A relação harmoniosa entre sons e números

Miguel Ratton



Na sua definição mais simples, Música é "ritmo e som". Ou seja, é uma combinação de sons executados em determinada cadência. A importância da Matemática na Música está presente desde a concepção mais fundamental do que é "som musical" e do que é "ritmo".

Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de "escala musical". Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a "harmonia" na superposição dos sons musicais.

Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura.
Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música. Segue abaixo, um planejamento de uma aula mostrando  a relação Música e Matemática.


PLANEJAMENTO
Atividade 1
Relação : Música e matemática
Idade
14, 15 e 15 e 16
Ano de escolaridade
9º ano E.F  e  1º E.M
Objetivos
·                     Trabalhar a matemática através da música.
·                     Estabelecer relações entre a letra da música com os numerais e quantidades.
·                     Trabalhar a memorização, a sequenciação e a seriação.
·                     Representar a música através de desenhos.
·                     Estimular o raciocínio lógico-matemático.

Metodologia


Organização da turma em círculo sentada em cadeiras.
Apresentação de uma música: Os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação do(a) professor(a). Os instrumentos musicais são utilizados pelo (a) professor(a) para a marcação do tempo: os alunos acompanham.
Leitura coletiva e exploração das palavras da letra da música impressa em letras grandes ou exposta no quadro. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas deverão observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos. O (a) professor(a) pode questionar os alunos, por exemplo: “- Quantas pontas tem o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme considerar conveniente.

Registro:
1.            Ilustração de cada parte da música separadamente.
2.            Organização das ilustrações de acordo com a sequencia  que a música apresenta.
3.            A partir da escolha de um personagem ou objeto mencionado na música, o professor desenvolve aula de desenho orientado.

Sugestão: As sequencias ilustradas poderão ser coladas em faixas ou no caderno.
Recursos
Música, papel A4, impressão ou quadro e giz, lápis de cor.
Avaliação
Relações estabelecidas entre a música e os numerais que ela apresenta. Memorização, sequenciação e seriação. Criatividade na representação da música.



Comentários

  1. Olá Marcelo!
    Parabéns pela postagem e contextualização do conteúdo!
    Os gifs também ficaram legais!
    Abraço e sucesso.

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